terça-feira, fevereiro 27, 2007

 

Amélia dos Olhos Tristes

Carolina andava doente e cansada, sem forças para fazer a limpeza da casa , passar a ferro , enfim fazer essas tarefas domésticas que têm de ser feitas. Telefonou para vários sítios e nada… Lembrou-se então de perguntar ao Encarregado da firma que tratava do condomínio e foi assim que Amélia lhe apareceu em casa..
Mulher de poucas falas, eficiente, asseada. Gostou do trabalho e disse-lhe se queria voltar na semana seguinte Amélia trabalhava de semana na Empresa de Limpezas e vinha aos sábados fazer o que ela já não podia fazer. Nessa manhã, perguntou-lhe se não conhecia ninguém que precisasse também dela.
-Porquê, não está contente com o seu trabalho, com o patrão? perguntou Carolina.
- É, senhora. E lacónica , pôs os olhos tristes no chão, sem dizer mais nada.
Carolina até falou a duas ou três amigas, viu os anúncios do Correio da Manhã e na semana seguinte perguntou-lhe se tinha Carta de Condução, se poderia ficar interna nalguma casa,
Carta? – disse ela . Eu não tenho nem papéis que o patrão não faz contratos e não consigo ficar legal. Na Escola da minha filha já avisaram que para o ano não pode estudar mais…
Amélia veio da Guiné há uns dois anos e como todas as Amélias aceitou aquele trabalho nas escadas para principiar. Mas ela sabe fazer mais e melhor. A filha está no 11º ano com 16 anos. Carolina disse-lhe para ir procurando nos anúncios dos jornais mas que a maior parte pediam internas, para ficar de noite e de dia..
- Eu até poderia ficar, a minha filha já está crescida, mas o homem com quem eu vivo não é o pai dela e eu não tenho confiança para a deixar com ele…

Carolina ficou amargurada a pensar nos destinos de certas mulheres, africanas ou europeias tanto faz, e de que forma poderia ajudar Amélia-dos-olhos-tristes a ser Amélia –com-um-brilhozinho-nos-olhos…




Comments:
Amélia esta (tantas...) de olhos (tão...) tristes!
Mas não: porque 'tristes', afinal, são todos os que lhe põem os olhos assim...
Abraços, amiga!
 
Olá,
Espero que me desculpe forma como faço os meus comentários, mas é pura e verdadeira...
Para mim não chega, dizer está bonito ou lindo – por isso gosto de deixar pensamentos frases de outros autores como presente da minha gratidão e do meu encanto do que leio, do que observo nas imagens e na escrita.
É a minha maneira de ser esta...
A critica faço-as, da forma como somos tratados pelo Estado que ignora os problemas da nossa sociedade e como pouco ligam aos grandes talentos que encontro nos blogs.
Peço desculpa e se alguém não gostar da forma como faço os meus comentários agradecia que me dissessem pois tentarei melhorar.
Sou apenas uma amadora de escrita que escreve pela beleza de sentir na escrita as palavras que me vão na alma e penso que é essa a beleza que encontro naquilo que leio cada um escreve com a sua beleza.
Não quero com isto desrespeitar ninguém até porque as palavras lindas, bonito têm um grande significado no meu vocabulário.
Boa semana
Beijinhos
Conceição Bernardino
http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com
 
Greentea, relatos assim me deixam doente. Quando vamos acabar com o terror de vermos mães em desespero para criar seus filhos e serem usadas por homens sem escrúpulos? E, em contra-partida porque ainda existem mulheres que sujeitam seus filhos a conviver com "animais" só para dizerem que têm um homem em casa?
Tempos difíceis, esses!

beijos doces (para adoçar os dias)
 
Olá.

A tristeza dos olhos da Amélia, transbordou,assaltou-lhe o seu peito, chega até nós...
Nós, somos os vasos comunicantes.
Não somos sós.
Um abraço para si.
Um abraço para a Amélia.
 
"Amélia é que era mulher de verdade"...
Lindo texto, querida amiga!
Desculpe minha ausência, mas estive de férias e só voltei no sabado passado.
Agora, de volta a ativa, bola pra frente e muitas novidades pra contar.
Beijos Mil
TOm
 
TINTA PERMANEBTE

Fiquei triste pela história desta Amélia, por haver patroes assim, por haver homens assim

e por haver Amélias que os toleram, q continuam a aceitar, a colaborar e a manter o silencio...por causa do dinheiro ao fim do mês , da casa , de papéis e burocracias ...
 
conceição

não tenho nada a desculpar - cada um faz os comentários da forma que melhor entender.

Por vezes tb me iirito q as pessoas digam está muito lindo só para dixzerem qualq coisa qd nem leram o texto.
A tua questão é diferente, porque aprecias e seentes transmites esse seentimento sob a forma de um pensamento

um beijo para ti
 
pitanga

tb fico entristecida mass há pessoas que aceitam - foram educadas a aceitar/acatar tudo o que lhes põem à frente, sem discutir

Eu sempre fui a formiga fora do carreiro a contestar tudo isso , desde que me lembro; muitas mulheres não deixam o tal "animal" porque não conseguem enfrentar o dia a dia sós... e continuam a ser abusadas, maltratadas, espezinhadas e sobretudo caladas!

Que Amélia encontre o seu caminho e consiga arranjar os seus papéis para se libertar do jugo

Beijos para ti, sou pouco de doces mas fui comer um gelado de chocolate amargo /preto , que do outro não gosto...
 
pitanga

tb fico entristecida mass há pessoas que aceitam - foram educadas a aceitar/acatar tudo o que lhes põem à frente, sem discutir

Eu sempre fui a formiga fora do carreiro a contestar tudo isso , desde que me lembro; muitas mulheres não deixam o tal "animal" porque não conseguem enfrentar o dia a dia sós... e continuam a ser abusadas, maltratadas, espezinhadas e sobretudo caladas!

Que Amélia encontre o seu caminho e consiga arranjar os seus papéis para se libertar do jugo

Beijos para ti, sou pouco de doces mas fui comer um gelado de chocolate amargo /preto , que do outro não gosto...
 
liliana

vou dar esse abraço a Am,élia e enviar-lhe um raio de LUZ para que tenha a Força para encontrar seu caminho, seus papéis, sua VIDA
 
Tom

já tinha saudades tuas , pensei q tinhas sumido pelo Atlantico adentro!!

Bom regresso e um abraço
 
Ha festa no meu blog.....Estas convidada.......
Beijinho
 
Talvez ela possa achar trabalho noutra cidade do país... Portugal não é só Lisboa e seus arredores. Não seria boa ideia procurar?
Vou tentar saber em alguns lugares. As pessoas para quem ela trabalhou/lha dariam referrências?
 
Amélia não tinha a menor vaidade, não tinha defeito nem qualidade, Amélia é que era mulher de verdade... já na música do Chico Amélia tinha os olhos tristes. Será destino de Amélia? Respondendo à tua pergunta, andei por várias "Áfricas" e Brasil e viajo muito várias vezes por ano, para aqui, para ali... beijinhos
 
Que narrativa, impressionante!
 
hola amiga
despues de todo este tiempo de verano y vacaciones, la vida vuelve a la normalidad
y paso a dejarte muchos cariños y desear que estes muy bien
siempre entregando vida aqui, hay tantas Amélia en el mundo
te dejo besitos y que estes muy bien
un abrazo



besos y sueños
 
teresa


já fui visitar-te e dar parabens

beijinhos
 
margarida
obrigada pela visita e por tudo o q possas fazer por ela.
Há-de aparecer uma solução para ela e para a filha

beijos para ti
 
125

Não sei se é das Amélias, q o nome até é ficticio mas ela é triste, está triste mas trabalha bem e é muito despachada e asseada e pelos vistos a filha tb é uma boa aluna e acho q seria uma pena ter de voltar para a Guiné de novo, expulsa...
Quanto às viagens achei piada teres estado no Colégio na Beira e depois teres ido para Luanda...tb lá estive mas ainda não fui ver ao Google Earth.

Beijinhos para ti
 
maria p


histórias do quotidiano,,,
beijinhos
 
freyja

esqueço-me q é época de férias por essas bandas...
Está tudo bem contigo ? O teu blog pelo menos tem um visual lindissimo e espero q tu também

Um abraço e tudo bom para ti
 
Cada vez os não-europeus vislumbram na Europa um El-Dorado que não existe. Muitas das vezes estas situações de imigração (em larga maioria ilegal) descamba em graves dramas humanos...
 
Gracias Greentea!!!

Por siempre estar dispuesta a hacernos reflexionar y poner un granito de arena para que este mundo sea mejor.

Mis cariños: Andrés.
 
vivemos rodeados de Amélias...este relato diz o que estes olhos tristes, colados no chão, invísiveis aos mais distraídos não notam, nem pressentem ... dizem, calados.

vi olhos assim...
não comento, não consigo... tenho alguns cravados na memória... não consigo.

beijinho
dia mt feliz
 
Querida Greentea,
acabo de perder o texto que escrevi sobre seu post. É louco este novo blog, se respondo pelo novo onde ainda não foi mudado me perdem o comentário feito. Se respondo pela forma antiga me dizem que não posso! Inferno!

Bem, com paciência: Espero que a auto valorização desta moça esteja começando no encontro com a nova contratante,Carolina! Amélia parece estar cônscia dos riscos que correria sua filha. É bom que comece também a se valorizar não aceitando ser escravizada por canalhas como este patrão!

Quanto ao texto das janelas,- creio que foi sobre ele que perguntou-, é claro que pode usar texto e imagens para divulgar se acha que poderá ajudar a outras pessoas. Só posso ficar agradecida e honrada que tenha gostado e pensado ser útil.
um beijo da Angela.
 
Greentea,

Já estou melhor, obrigada mas não tenho conseguido deixar comentários.

Muitas vezes sinto-me como a Carolina e bem que gostava de ter dinheiro para contratar a Amélia.

Gostei da forma como contou o drama de Amélia que tem todas as razões para ter os olhos tristes.
Espero bem que desta vez as coisas correm melhor e que os sonhos dela se realizem.
E era tão simples. Bastava um pouco de boa vontade.

Beijocas.
 
Rezo para que ela consiga legalizar-se ela e tantas outras, o que eu não dava para ter uma Amelia azeada lá por casa a fazer umas horas...
Beijos
 
Tantas Amélias de olhos tristes há... como as poderemos ajudar?

Beijos de luz serena.
 
CAPITAO

TINHA FEITO UM COMMENT QUE SE APAGOU...
há quem procure o Eldorado mas há tb quem não ofereça senão a exploração a baixo preço, sem contrato , sem seguro, sem segurança social...há cinquenta anos os portugueses iam assim para as franças de então, a salto ...para fugir à mis´ria que por c´grassava!
 
obrigada babalwo

é o minimo que todos podemos fazer...
Um abraço para ti
 
sa.ra

há situações q nos chocam tremendamente, entendo-te!
Um beijo
 
ursam

qd te estou a responder já fiz o post - vê se gostas

e obrigada pela visita, beijinhos para ti
 
melga
ainda bemm q já estás melhor e que sentes o drama da Amélia.
Também não a poderia contratar para todos os dias nem tenho trabalho para ela mas há muitas pessoas que precisam de alguém permanente e creio que a Amélia será uma boa empregada, asseada e despachada, muito cuidadosa com as limpesas! para a libertar do jugo deste patrão q nem contrato detrabalho faz...

beijinhos para ti
 
sorrisos
seria o dois em um ...ajudavas a Amélia e tinhas a casa a luzir qd chegasses do trabalho
e mais tempo livre para a tua menina

beijinhos
 
serenidade

ajudamos divulgando as suas hitórias e tentando encontrar um emprego melhor e mais justo, que lhes permita a legalização, a assistencia médica, o seguro, etc etc

um beijo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?