quarta-feira, dezembro 13, 2006

 

Símbolos - outras formas de ver o Presépio


A hora tradicionalmente atribuída ao nascimento de Cristo é a meia-noite, o momento mais escuro do dia, símbolo do não manifestado, mas através do qual se cria toda a manifestação. É também aquele que não pode ser visto, mas através do qual o que pode ser visto tem existência, se revela. É também neste instante que o sol encontra-se no ponto mais baixo de seu ciclo anual, portanto a luz mais próxima da terra e dos homens, símbolo também do trabalho iniciático, que é feito da meia-noite ao meio-dia, ou seja, da escuridão à luz, representando o triunfo da iluminação sobre as trevas, toda a evolução simbolizada na vida de Jesus. Zero hora não é nem diurna nem noturna, representa ambas, um símbolo da totalidade.

O dia do nascimento
O homem em sua experiência terrestre está sujeito ao tempo; o natal ou o nascimento de Cristo, não. Este é um facto eterno, atemporal, que acontece ciclicamente no tempo para dar ao homem uma perspectiva do eterno, despertar em sua consciência a chama divina que ele traz em seu interior, sua divina potencialidade. O dia do nascimento do Cristo não é, portanto, uma data, mas um estado da natureza que aconteceu e acontece todos os anos, no mesmo período. Este dia é marcado pelo solstício de inverno, no hemisfério norte, e de verão, no sul. O solstício, etimologicamente, significa pontos de detenção do curso solar e correspondem aos dois limites extremos da manifestação, o ponto de culminância das naturezas complementares, estando as duas ao mesmo tempo em sua plenitude, assim como os dois hemisférios, um obscuro e outro iluminado, estão inseparavelmente unidos, visto que na realidade são apenas um, e só de forma ilusória podem ser distinguidos. As portas solsticiais são também chamadas de porta dos homens e porta dos deuses, sendo que, um ser, após ter-se manifestado em um certo estado, tal como o humano por exemplo, sairá, segundo o grau espiritual que alcançar, por uma das portas. No caso da porta dos homens, ele deverá voltar a um outro estado de manifestação; no caso da porta dos deuses, ele não terá que voltar ao mundo manifesto. A porta dos deuses só pode ser entrada no caso de uma descida voluntária ao mundo manifestado de um ser já libertado ou de um ser que represente a expressão direta de um princípio supracósmico. Assim, se compreende a razão pela qual se considera que o nascimento do avatar ocorre na época do solstício, época correspondente à festa de natal na tradição cristã. O sol, símbolo do próprio Cristo, em Capricórnio, portanto na porta dos deuses, marca a presença da luz nesta porta, na montanha.

Mércia Andrade é astróloga pernambucana, de formação tradicional.

Outros presépios aqui

Comments:
Excelente texto. Muito boa simbologia, bastante esotérica.
 
TAMBÉM ACHEI MUITO INTERESSANTE A SIMBOLOGIA DA HORA E DO DIA DO NASCIMENTO DE JESUS UMA FORMA DIFERENTE DE APRECIARMOS A PRESENTE QUADRA!

hÁ VÁRIOS DIAS QUE NÃO CONSIGO COMENTAR NO TEU BLOG, NÃO SEI PORQUÊ E ACHO QUE NÃO SOU A ÚNICA...
uM ABRAÇO
 
Porque o teu blogue está no servidor "blogger.com" e o meu está no "beta-blogger.com", ambos propriedade do Google.

Como o "blogger" é o mais antigo, tem milhões de blogues de todo o mundo lá instalados e está ficar mais difícil de "manejar" e de deixar comentários nos "beta-bloggers". Depende muito do tráfego na internet em geral.

O "beta-blogger" é deste ano, ainda não tem assim tantos blogues, tornando-se mais ligeiro. E conseguimos postar, com mais facilidade, nos "blogger".

Eu mudei-me em Outubro do velho blogger para o novo beta-blogger.



Abraço.
 
Aprendo sempre qualquer coisa quando passo por aqui!...beijo...
 
antónio

não vejo tanta facilidade assim , o beta-blogger tb por vezes é bem chato para assinar e comentar - quantas vezes já temos o comment escrito e ao assinarmos como beta , perdemos o texto...
não mudei este blog para o beta porque vi o resultado da mudança nos outros. E nesses termos não me simplficou nada!
 
antónio

não vejo tanta facilidade assim , o beta-blogger tb por vezes é bem chato para assinar e comentar - quantas vezes já temos o comment escrito e ao assinarmos como beta , perdemos o texto...
não mudei este blog para o beta porque vi o resultado da mudança nos outros. E nesses termos não me simplficou nada!
 
amigona

ainda bem ...o intuito é esse mesmo
 
Simplesmente porque todos nós necessitamos de um abraço de quando em vez, deixo um abraço do fundo da minha alma para ti.

Se quiseres no blog http://lumenorigine.blogspot.com/ podes visualizar os vídeos Os Abraços são Grátis.
 
Greentea,

Por todo o lado ouço as mesmas reclamações sobre as postagens. E não é só aqui. Todos as pessoas com blogues no servidor antigo, queixam-se do mesmo, como é o teu caso.

Mas o contrário também existe.

Eu tenho passado diariamente por isso, mas faço este truque:

Se vou ao um blogue que esteja no antigo blogger (aconteceu isso ontem com o teu), escrevo o comentário, a seguir faço "copy" de tudo o que escrevi.

A seguir clico em "publicar". Umas vezes, passa, sem problemas. Outras vezes, ele exige que use a conta Google. Como entretanto já tinha feito copy do meu comentário, é só copiar e voilá, ele aceita.

Vou deixar esta resposta no teu blogue, também. O truque reside em termos paciência para "copiar" o que acabámos de escrever, para no caso de desaparecer (é uma questão de menos de 1 minuto) sempre tenho em memória a cópia e voltoa ppostar e ele aceita.

Não esqueçamos uma coisa: A zona dos nossos blogues e a zona dos comentários estão separadas. À primeira vista parecem estar juntas, mas estão separadas. E isso é que gera estes problemas técnicos.

Abraço
 
Consegui à primeira.
 
et voilà , antoine...

pois tb me tenho dedicado a esse truque bastas vezes e nos beta blogger aussi

mas anda-me a faltar a paciencia e como o pessoal bazou e anda nos shoppings, só ficámos sempre os mesmos , acho que vou hibernar ...entrar em meditação, não sei se para o Monte da Lua se para os Montes Herminios, tendo em conta as minhas origens celtas.

Beijinhos para ti
 
venho deixar-te um beijito.
 
xica ,
um beijo para ti , nestes dias de angustia e solidão.
 
Linda, esta simbologia da hora e do dia do nascimento de Jesus. Gostei muito!

Beijinho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?