sábado, dezembro 16, 2006

 

Natal x depressão

Aproxima-se a data do Natal e como sempre, como todos os anos que se seguem, gradativamente você vai se tornando mais e mais melancólico, triste. Você vê as imagens simbolizando o Natal como se fossem um filme no qual de algum modo você terá que participar, porém percebe que infelizmente não se encontra apto para entrar nele de coração aberto, feliz. Por que será? Por que será que essa alegria que contagia a tantos com a vinda do Natal, ao contrário, o deixa mais e mais ensimesmado, confuso? Sendo que muitas vezes você acaba se sentindo invadido por um sentimento de nostalgia indecifrável, numa angústia sem nome, sem limites para o grau de tristeza que o assola...Você anda pelas ruas, observa as pessoas comprando presentes, as ruas iluminadas pelo clima do Natal e você se sente totalmente fora desta história...- Tudo brilha, menos você.
Tudo que o Natal evoca apenas serve para deprimi-lo e o pior é o que você já sabe. Este sentimento de angústia sempre se repete, ano após ano... De repente, mais atônito ainda, no seu silencio interior, você grita uma pergunta na esperança que este cenário magicamente se quebre, quem sabe imaginando que algo novo possa tomar a frente. E a pergunta se repete ecoando das profundezas do seu psiquismo, da sua alma: - Até quando essa sensação de tristeza me perseguirá sempre no Natal? E por quê???

Parece que uma das questões principais evocadas no Natal seja a renovação. Sim, o novo abrindo espaço dentro de cada um, a esperança. ... E o dia do Natal vai chegando. Fatalmente, se você não se encontrar com a sua família, no mínimo se lembrará dela. Situações de afetos reprimidos, indefinidos ou com nuances de desamor e rejeição se reapresentam extradimensionalmente. E por mais que você lute contra, será assolado por inúmeras lembranças sobre os mais diversos assuntos relacionados com as suas situações familiares e de vida. O Natal por si só provoca este confronto. Convida-o para entrar em contacto com todo este montante e mais do que isso: incita-o a fazer uma renovação sem precedentes... Pelo simples motivo de ser este o clima do Natal. O Natal avisa a todos que o perdão deve estar presente em nossas vidas e no dia 25 esta é uma das questões que aparecem de modo emergencial. O clima do Natal o invade na medida em que convida você mesmo para se perdoar. Por fim, o Natal representa um duche de autoconsciência na alma de cada um e na certa pode deprimir muitos ou mesmo colocar as pessoas frente a frente com questões depressivas já pendentes.
O Natal nos obriga a repensar em tudo o que tange o amor genuíno e as trocas afectivas reais. Clama por toda sorte de transformações daquilo que não está bom.... E lá no fundo, mesmo que você não queira contar para você mesmo, o clima do Natal sempre te oferece a chance de você perceber com maior clareza as áreas de sua vida em que você se encontra paralisado. Entrando em contacto mais lúcido, na certa você terá a oportunidade de se conquistar, começando por movimentar o fluxo de sua existência na intenção clara de efectivamente se melhorar. Atente que em tempos de Natal é mais fácil entrar em contacto com lugares seus onde já existem a amargura e a depressão, posto que a egrégora emergencial de renovação fica neste tempo rondando o planeta e deste modo essas questões tornam-se, para muitos, literalmente avassaladoras.
Minha sugestão, como um começo de renovação é - se você estiver dentro do enfoque delineado neste texto -, aproveite e catalogue todas as suas sensações, sentimentos, lembranças e pensamentos que vierem e, se não conseguir dar conta de organizar metas de renovação, comece por escrever tudo o que vier em sua mente numa folha em branco, simultaneamente criando metas de transformação pessoal. Coloque-se num lugar de responsabilidade suprema pela sua vida, evitando o conhecido vitimismo. Seja responsável em todos os sentidos que entender pelo termo responsabilidade, que é muito amplo e aja por si mesmo. Aproveite o clima do Natal, receba com carinho todas as sensações que vierem e tire proveito de todo este montante para que deliberadamente você possa transformar a sua vida para melhor...Decida agora. Você pode.
Silvia Malamud Visite seu Site
Utilize os Florais da Amazonia

Comments:
Estava a ler-te e a ver-me como intérprete das tuas palavras.
O texto da Silvia está muito bem conseguido e é motivo de reflexão para todos.

A propósito: Tens por aqui posts muito bonitos, greentea!...
 
Boas Festas, minha amiga.
E um Natal com saúde e Paz para todos.
beijinho, greentea.
 
Acabei de estar frente a um espelho, lá estou eu, sou eu.


Bom fim de samana:)
 
Gostei de ler...

Uma noite feliz...plena de sonhos azuis
BShell
 
Cara greentea
bebo chá verde todas as manhãs e, quando não o faço, a maioria das veses por questões profissionais pois n estou em locais onde tenham, fico com uma sesnação de falta para o resto do dia.
virei tb ao teu blog que adorei com frequência para que contigo possa partilhar a senação que me vai na alma ...
nunca me deprimi no natal e o meu conselho é o mm que o de Silvia
VIVAM O NATAL COM TUDO AQUILO QUE ELE DÁ e vivam a vida com tudo aquilo que ela nos oferece pois mm que seja menos bom servirá de reflexão e aprendizagem, mm qd doi mto ( e eu já vivi coisas que doeram mto mto mto ) aprendi com elas, chorei mto mas hoje sou melhor e mais "crecida".
1 sorriso luminoso e até mto breve.
já te inlcui nos meus favoritos!!
BFS
 
Venho deixar-te um beijo com os meus desejos de um Natal feliz e tudo o que mais gostares em 2007.
 
Que texto tao saudavel e tao real, sim de facto esta epoca do ano e embora festiva deprimente, principalmente quando vemos quanta energia (e dinheiro) se gasta em coisas tao superfulas e insignificantes. Para mim vai ser muito triste, pois vai ser o primeiro sem o meu paizinho.

Muita saude e um Natal repleto so de coisas boas para todos, sao os meus sinceros votos.
 
Bom dia amiga.
Acabei de postar qualquer coisa sobre o tema.
Tem uma boa semana.
 
Primeiramente eu quero agradacer sua participação. Espero q dê certo e todos nós blogueiros possamos manter contato permanente. O meu sonho é q o intercâmbio de idéias e ideais seja largamente divulgado.
Muito Obrigada!
Agora uma perguntinha pessoal.
Eu amo Sintra, minha mãe morou mais de 10 anos em Portugal , primeiro em Amadora, depois no Restelo. Qd passava os fins de semana com ela, nós invariávelmente íamos a Sintra.
Gostaria de saber se ainda existe um pegueno restaurante perto da estação de trem onde servem a queijadinha de Sintra ?
Como era delicioso aqueles passeios até as ruinas, tudo tão lindo !
Tenho muitas saudades de Portugal!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?