segunda-feira, dezembro 11, 2006

 

Monte da Lua - Ambiente e Iluminações



Este ano, as iluminações de Natal têm como temática a "Lua", numa alusão ao Monte da Lua. Outro motivo a salientar é a enorme árvore de Natal, com 15 metros de altura, 6 metros de diâmetro, 4 toneladas, mais de 5 mil lâmpadas e flores de Natal, colocada no Largo do Palácio da Vila. De destacar, ainda, a utilização da tecnologia mais avançada em termos de iluminação, com a colocação de lâmpadas "led" (lighting emiting diodes), com um baixíssimo consumo, com uma durabilidade superior e com um intensidade de luz também muito superior.

Uma Casa de Natal de braço dado com o Ambiente e a reciclagem, onde decorrem ateliers infantis com actividades alusivas ao Natal e onde podem ser adquiridos artesanato e iguarias da época, vai estar aberta ao público na Volta do Duche, em Sintra.
Sintra convida, assim, a visitar esta casa mágica e a saborear o espírito de Natal no cenário fabuloso da Serra de Sintra.
Até ao próximo dia 7 de Janeiro, Sintra está verdadeiramente mágica.


Por tudo isto, acrescido dos bons ares e das brumas de indizível mistério, Sintra ainda é, como a considerou Robert Southey, «o mais abençoado lugar de todo o globo habitável». Assim, e no sentido de uma maior divulgação destes valores patrimoniais que são agora pertença da Humanidade, elaborou-se três itinerários possíveis, numa tentativa de abarcar diversos pontos de interesse da região onde, cada um por si ou todos juntos, possam oferecer ao visitante uma perspectiva das vivências sociais, do deslumbramento natural e da importância histórica de Sintra.
http://www.cm-sintra.pt/Itinerarios.aspx?ID=4

Ontem vagueei por Sintra, a pé, claro, aproveitando o dia de sol, apesar do frio. Fui à Feira de São Pedro, que gosto sempre pelo colorido, pelos sabores, pelo cheiros das frutas, do pão de Mafra, das flores. Depois desci até Sintra, pela Vila Velha e fazendo a Volta do Duche. Entrei nas Queijadas da Sapa, agora já reabertas depois das obras; só lá , para me deliciar com uma Tarte de Requeijão ou de Maçã e Canela , a minha preferida. A salinha mantém-se , soalho de madeira e lareira, cinco ou seis mesinhas para saborear a preceito as delicias da casa e a janela. Ah! a janela ...
À noite, voltei para apreciar as iluminações, que estão lindissimas, sob o signo da Lua , dignas desta Sintra de mil encantos , Património Mundial. Não percam !!

Comments:
Vou lá!

tenho de ir!


toca-se um mistério indizível... a beleza silenciosa dos lugares sagados!

beijinho!
tem um dia muito feliz!
 
Tenho um fascinio por Sintra...
A ver se por lá passo antes do natal.
Um beijinho grande
 
sara
n~~ao sou muito apologista de iluminações e gastos desmesurados com as mesmas

mas Sintra é um lugar místico, património mundial ...merece!

E ao escurecer, à noite, está de facto lindissima , com uma casinha de actividades para as crianças ...

beijos para ti , para as crianças
 
as iluminações vão estar até dia 7 de janeiro, Sorrisos.
Vale a pena trazer a tua filha e passear por Sintra e desfrutar deste local mágico.
 
Vou este fim de semana com as meninas! Adorei o post de homenagem à São, ficou lindo, parabéns. beijinhos e boa semana
 
greentea


tenho que ir mesmo..., não posso deixar de ir ver, as iluminações...
e toda a actividade criada nesta quadra.

Depois, elaboraste o post tão cientificamente que pareces perceber da industria eléctrica.

Admiro como consegues descrever, a doçaria de modo a que fiquemos com "agua na boca"...

Beijo grande para ti
 
125,
vale a pena ir passar a tarde a Sintra e ficar para o anoitecer qd as luzes se acendem a casinha ecológica está na Volta do Duche, aArvore gigante em frente ao Palácio da Vila e daí podemos fazer o percurso , passando pela antiga Câmara , indo à Estação do Caminho de Ferro, passar na Estefanea, descer ao Edificio da Camara Nova e dar a volta, passando por debaixo da linha do CF para chegar novamente à Vila e ao Centro Cultural. Aproveita o passeio com as tuas meninas - o menino vai apreciar!!
 
caninos
não sou electricista nem gosto de doces ; tal como no vinho , só aprecio o que é muito bom!
Não gosto de piriquitos em gaiolas ou montras de pastelaria(alusão a uns famosos bolos de Sintra...) mas aprecio de qd em vex um belo dum doce caseiro feito à antiga, por mãos esmeradas e cheias de amor...
 
Não posso ir mas Sintra e a magia estão comigo, sempre. Bjinho e fica bem.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?