domingo, dezembro 17, 2006

 

Girassóis


Nascida a 15 de Agosto , abençoada pelo rei Sol e de signo Leão, Sofia escolheu um ramo de girassóis para levar até ao altar, decorou a capela com as mesmas flores, que também alegravam a sala onde depois de realizou um convivio e o lanche do casamento. Ela já se tinha casado há uns anos , um pouco à revelia de todos sem dar cavaco a ninguém. Agora, grávida de seis meses , ela e ele decidiram dar mais outro nó, na zona de Mafra.

Vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Neolítico. A origem do termo Mafra continua envolta em mistério, sabendo-se apenas que evoluiu de Mafara (1189), Malfora (1201) e Mafora (1288).
Alguns autores encontraram na sua origem o arquétipo turânico Mahara, a grande Ara, vestígio de um culto de fecundidade feminina outrora existente no aro da vila.
Pelas suas condições naturais, económicas, sociais e culturais, Mafra é, desde há muito, local privilegiado de escolha para fixação das populações. Famoso pelo imponente Palácio-Convento, este Município tem uma história que remonta ao Neolítico. Desde a época megalítica até aos romanos, uma série de vestígios arqueológicos confirmam a passagem dos mais diversos povos pela região. Da época dolménica, as antas da Azueira; dos romanos, toda a freguesia da Carvoeira; de outros povos, a toponímia. Mafra sempre se caracterizou por uma intensa vida social. Os seus mercados, desde tempos imemoriais, constituíram ponto de encontro de gentes e culturas. Das povoações do interior, os saloios deslocavam-se aos núcleos urbanos para trocar mercadorias e notícias. As feiras e romarias rivalizavam em cor e riqueza com as reuniões da corte. Esta tradição mantém-se forte no Concelho de Mafra. As festas populares continuam a concorrer para a manutenção da identidade de uma comunidade consciente da riqueza histórica da sua tradição e especificidade.


Reclinada para o Atlântico, Santo Isidoro é, apesar disso, essencialmente agrícola. É uma das freguesias que "mais fundo mergulha" as suas raízes na história, tendo sido assinalados vestígios do paleolítico, do neolítico, bem como do período romano, estando o seu nome provavelmente lidado a antigos cultos pagãos. A Igreja matriz, com elementos manuelinos, é um extraordinário repositório de arte decorativa, sendo detentora de inúmeras preciosidades artísticas, tais como um Calvário pintado sobre madeira, diversas imagens estofadas dos séculos XVI a XVIII e retábulos constituídos por azulejos setencentistas integrados num forro cerâmico, único nos templos do Concelho de Mafra. Na povoação da Picanceira, é digno de visita o Bairro dos Ilhéus, edificado para os jornaleiros vindos dos Açores, no século XIX, para assegurarem a exploração agrícola da Quinta dos Machados. Santo Isidoro, tem mercado animado ao segundo domingo de cada mês. A festividade religiosa mais famosa é, certamente, a Festa dos Merendeiros, actualmente realizada no Domingo de Pascoela (8 dias após a Páscoa). AQUI

Comments:
Que bela descricao de uma terra lindissima que infelizmente so conheco de fotografias e filmes, mas se D*us me ajudar ai irei brevemente.

Bem haja pela visita, tenho que dizer-lhe que adoro o seu "blog" que tenho visitado e continuarei, embora possa nao deixar rasto.

Boas Festas tambem.
 
al cardoso

embora eu conheça bastante bem esta zona e a Ericeira /Mafra achei muito interessante a escolha dos locais. Depois, quando nos sentámos à mesa para almoçar pensei q ia ser mais uma "daquelas secas" pois não conheciamos ninguém. Mas uma das mulheres era daquelas que falam, falam , falam e descobrimos assimq havia alguém de Fornos de Algodres - lembrei-me de ti... Depois outro falou em Quadrazais e os outros em Pinzio/Meda e a partir daí foi uma graça!!
Obrigada pelas tuas palavras. Faço gosto em procurar divulgar da melhor maneira possivel estes locais por onde sempre deambulei , cheios de hist´ria e de magia,

Um abraço para ti
 
Para além da descrição das localidades - que é uma das grandes especialidades deste bonito blogue - não resisto a fazer o paralelismo da história da Sofia, a celebrar uma história de amor bonita, com a história de outro dia, em que outro casal se separou.

É isso mesmo... a vida, no seu melhor.
A vida, em andamento.

Alegrias e tristezas.

Já que vais estar ausente, ficam aqui os meus votos de um bom natal em família.

Abraço.
 
Eu adoro girassóis-grandes, generosos, de cores vivas.
Mafra, pra minha vergonha ainda não conheço, mas a tua descrição e as imagens aguçaram-me o apetite em visitá-la.
Beijitos.
 
antonio

este casamento estava marcado e programado há uns meses e conhecendo de longa data a mãe da noiva , fazia questão de estar com ela neste dia. Quiz o acaso que na véspera um evento menos feliz acontecesse ...não pude deixar de relacionar um caso com o outro mas a vida é cheia de contrastes, alegrias e tristesas, enlaces e separações, Sol quente e brilhante do meio dia e geada fria da meia-noite; calor suave em pleno ~Dezembro , ausência de bruma e vento em terras de litoral junto à Ericeira/Mafra

nada acontece por acaso !

agradeço -te os votos. Não partirei sem te dizer adeus e sem deixar um post próprio para esta época. Um beijo
 
xica

Mafra é imponente pelo Mosteiro e pouco mais, mas à sua volta há uma infinidade de pequenas localidades que são maravilhosas e cheias de magia, como Carvoeira, Santo Isidoro, Odrinhas , Penedo do Lexim e tantos outros.

um beijo para ti
 
Olá greentea,
que post magnifico. O teu blog é de facto único, pena a vida ser tão corre-corre a gente não ter tempo para nada..

Aproveito para desejar que este ano o Natal aconteça no teu coração. Feliz Natal.
Entre o Natal e o Ano Novo vou ter umas mini férias por isso desejo que 2007 te traga amor, harmonia e muitos sorrisos. Beijos
 
obrigada, maresia - tu também és única!

Um abraço
 
Lindo este seu post o que dá água na boca conhecer a cidade.
Desde já lhe desejo um feliz Natal por essa banda.
Aqui desse lado se não conhece este local fica o convite.
 
Um "casamento" perfeito de história e vida. Também gosto muito daquela zona ...com o mar ali e tantas pedras que falam! Leio e sinto a tua força, malgré tout ... Fica BEM. Abç
 
Sempre a aprender. Os teus relatos são excelentes.
Aqui, o Presidente-Ministro agradece...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?