quarta-feira, agosto 02, 2006

 

Guerra e PAZ


As guerras e as revoluções – há sempre uma ou outra em curso –chegam , na leitura dos seus effeitos, a causar não horror mas tédio. Não é a crueldade de todos aquelles mortos e feridos, o sacrifício de todos os que morrem batendo-se, ou são mortos sem que se batam, que pesa duramente na alma; é a estupidez que sacrifica vidas e haveres a qualquer coisa inevitavelmente inútil..Todos os ideaes e todas as ambições são um desvairo de comadres homens. Não há império que valha que por ele se parta uma boneca de creança.

No alto ermo dos montes naturaes temos, quando chegamos, a sensação do privilégio. Em torno de nós tudo é mais baixo: a vida é encosta que desce, planície que jaz, ante o erguimento e o píncaro que somos.

Com estas reflexões me consolo, pois que não me posso consolar com a vida. E o symbolo funde-se-me com a realidade quando, transeunte de corpo e alma por estas ruas baixas que vão dar ao Tejo – vejo os altos claros da cidade explender, como a gloria alheia,
das luzes várias de um sol que já nem está no poente .

14.04.1930

Comments:
Olá minha kida,
adorei, o slide é lindissimo e com uma grande mensagem de paz.. as imagens das tvs dos últimos dias têm-me posto tão triste e decepcionada, cada vez mais, com a raça humana... sim, eu prefiro as flores ao petróleo.. Bjhs
 
A guerra...é tão estúpida, tão brutal, tão ignorante q nem se devia discutir. Está errada. Ponto. Q interesses podem ser mais importantes q a vida, q um dia-a-dia sem o medo de ser o último. A guerra não dá direito à individualidade: não posso estar doente, nem deprimido, não me posso queixar porque há gente ferida, a morrer e eu sou apenas mais um q pode ser o próximo. Mas q espécie somos nós q nos matamos uns aos outros? Tanta coisa p a nossa espécie ser das mais bem sucedidas p isto? Há tanto p resolver: fome, doenças, poluição e entramos em guerra uns com os outros? É tão revoltante.
Mas desculpa, a escolha da tua imagem transmite um sentimento apaziguador nesta onda de sofrimento. Parabéns mais uma vez.
Beijitos
 
Lindo cara Amiga, continua a ser um fascínio ver o mundo pelas tuas palavras...

Beijo
 
Tens razão, não há nada que justifique toda esta estupidez e mortes e horror... Já nem suporto os telejornais!
Beijinhos grandes e mta paz na tua vida,
Musa
 
Por muito que eu queira mudar o mundo sozinha não sou capaz....

Beijo grande
 
Oi brujita o tanka é pela paz uma idéia para tua blog que passes a corrente a outras pessoas.O tanka é um tipo de poesia tradicional japonesa. Consta de cinco versos de 5-7-5-7-7 sílabas.
beijos.
Namastè
 
Oi Greentea
o q eu quis dizer com o "nem se devia discutir" é q ela é tão inaceitável q a simples possibilidade de ela se realizar ou não, não devia ser posta em questão, não devia ser discutida. É claro q devemos falar dela no sentido em q está errada, mas não sobre a possibilidade de ela se realizar ou não.
Beijitos.
 
Sabe, já há alguns dias que deixei de ver os telejornais. Não há lógica, nem raciocínio, nem desculpas para a guerra, a não ser interesses escusos das grandes potências e dos grandes Senhores.
abraços pitanga
 
Olá Greentea,
Individualmente, todos desejamos a Paz. Verdade? E, afinal, o resultado é sempre este: guerra e mais guerra. Como dizia Álvaro de Campos: "Raios partam a vida e quem lá anda!"

Bjinhos.
 
Por mais que assista a cenas bizarras e conviva com os males, misérias, dores e injustiças no meu dia-a-dia, sou uma otimista. Ou opto por ser uma otimista. Ainda mais ouvindo dizer que as crianças nascidas a partir do ano de 2000, serão redentoras e vêm ao mundo com a missão de depurar a raça humana. Ainda tenho fé no bicho homem.
 
"em torno de nós tudo é mais baixo..."

Então, guerrear porquê?
Beijinhos
 
Como há décadas, a guerra e o seu sem sentido. Bernardo Soares seria ainda mais fúnebre se visse estas imagens chocantes. Uma guerra sobrepõe-se à outra, há duas semanas o Iraque ia em 1º lugar no ranking do terror ...
Bjs amiga e ramos de PAZ sempre!
 
Finalzinho chave de ouro, lindo mesmo. É tão difícil viver na boca do dragão, no país que fomenta essas guerras. É triste.
 
Soube bem ler. Boa noite, bjinho.
 
E a vida passa tão rápido né?
 
Acarinho muito este texto e era o que ia publicar amanhã (se nada corresse mal). E se não o publiquei ainda foi por falta da fotografia de um quiosue com jornais.
Este texto é extraordinariamente actual e oportuno! Quando o li agora senti que o poderia estar a ler num jornal qualquer de hoje.
Se eu descobrir, entre as minhas fotografias, alguma que se aproprie, ainda publico este texto.
Aliás, este texto não é e nunca será demais...Não me admira nada, dada a tua «atitude» perante os eventos politico sociais, que este texto apareça entre as tuas selecções.
Só podia!
Um beijo
 
para a t.

"Blog de intervenção no mais correcto dos sentidos! Dir-se-ia que «tu es vraiement engagée à des causes...»"

verdadeiramente, t
acho que os blogs são engraçados, é uma forma diferente de nos expressarmos, de contactarmos, mas não moro em Sintra para ver passar os comboios ou o transito da IC19...
todos estes concelhos vão ser atravessados por linhas de muito alta tensão, prejudiciais a toda a gente - os cabos aéreos são responsáveis por muitas dores de cabeça, enxaquecas, leucemias e cancro, insónias , depressão, não falando nas alterações em animais e plantas.
POr isso não é demais falar no assunto e assinar apetição para q pelo menos seja feita a instalação subterranea

por tudo isso , sou vraiment engagée...
 
Que mundo este...em nome de quem e de que se mata...assim sem mais...

Xi para ti...
 
Bom dia alegria... Um bom dia pra ti... Bjhs
 
Bom dia, apesar de tudo e de muitos. Bjinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?