segunda-feira, julho 03, 2006

 

A mudança

Para o cérebro humano a transformação é um refrigério. Cura-o. Porque elimina as resistências e as contradições que originam as tensões. O stress, quase sempre, é causado pela avalanche de (pré)ocupações do dia-a-dia, de nossos medos e ansiedades.

Nosso cérebro encontra dificuldades em trabalhar com ou-ou, isso-ou-aquilo. Lembre-se, você precisa definir o que quer, o que pensa, etc.

As pessoas que praticam com regularidade a meditação, a respiração, música, corrida etc. estão no caminho da sintetização e podem com mais facilidade eliminar e evitar o stress. É preciso ter atenção com o corpo e agir de maneira a oferecer condições para que o organismo físico possa realizar com naturalidade as acções de descanso e renovação. A dor de cabeça é quase sempre a doença da mudança. A nossa resistência a mudanças acaba enviando mensagens de perigo para o nosso cérebro. O cérebro não distingue o imaginário do real. A todos os efeitos ele responde com uma acção. Na Fundação Menninger, descobriu-se que os pacientes podem eliminar dores de cabeça pela elevação da temperatura das mãos. Atraindo o sangue da cabeça para as mãos alivia-se o congestionamento existente nos vasos sangüíneos, causadores das dores de cabeça. Actualmente, utiliza-se a imagem virtual para a cura de pessoas incapacitadas fisicamente de realizar determinados movimentos.

Passo a passo da mudança
Passo 1. Não resista à mudança, seja parte integrante dela. Repense sua atitude: rigidez significa morte. Inflexibilidade gera doenças estruturais no seu corpo. Pré-concepção de idéias e conceitos ocasionam bloqueios limitadores ou deformadores. Enfrente o medo, a angústia e a ansiedade. Toda transição cria uma desordem que nos cabe reordenar. Pense nisso. O Espírito deve sobrepôr-se ao corpo.

Passo 2. Faça toda essa mudança através de caminhos novos. Evite que alguém veja você dizendo ou fazendo algo do mesmo jeito que se dava há 10 anos. Actualize sua vida, seus pensamentos. Reinvente impulsos. Faça coisas diferentes, criativas que surpreendam e causem admiração. Inaugure novos modelos de apresentação de suas idéias e projetos. Crie acções diferenciadas e actualizadas.
Passo 3. Selecione novas palavras para expressar essa nova caminhada. A palavra reflete seu caráter. Ouça a si próprio. Observe se o que você fala vem do coração. A linguagem é o principio modelador do desenvolvimento humano.

Passo Final. Torne-se um ser padrão na sua família; um líder no seu grupo e um exemplo na sociedade. Realize com excelência, isto é, com qualidade sua experiência existencial aqui na Terra.

(texto adpatado de Wilson Francisco , Terapeuta Holístico )

Comments:
As imagens são giríssimas!
Beijos
 
Olá minha querida,
um post muito importante e que todos deviamos ler com muita atenção. Eu tenho um trabalho e um dia-a-dia muito desgastantes e tento compensar com muitos momentos de reflexão, de desporto, de simplesmente olhar o mar e nada fazer.. sei que estou no bom caminho mas ainda há muito a fazer.. pelo menos estou a tentar. Bjhs
 
ainda bem que gostas, pitucha

é inovação
 
por tudo isso é importante mudar
não estagnar
reflectir
ultrapassar

apreender a mudança

beijos para ti, maresia
 
Prioridade ás prioridades !

Paz na mente e para corpo, deve ser a nossa primeira pré-ocupação..como gosto da alquimia das palavras :-)

Nós somos seres fantásticos, mágicos. Temos tudo o que é preciso, só a respirar e concentrando energia, as coisas que conseguimos obter..e grátis, o ar não se paga.
 
Olá!!
Em primeiro lugar, parabéns pelo teu texto!
Acima de tudo, parabéns pelas imagens: tão bem escolhidas!!! Lindas!!!
Vi também o teu comentário no blog Cosmic Tarot, da Patrícia... foste um amor ao colocar lá aquele texto.
Eu acredito muito em reencarnação, ou melhor, como eu digo sempre, faz-me bem acreditar. E vejo a vida, aqui na terra e para além dela precisamente como a descreveste: tenho a certeza que foi o meu filho que nos escolheu para sermos seus pais... estou a aprender tanto com ele... abriu-me portas para um mundo que até à data me era estranho...
Um beijão grande para ti... e aparece no meu cantinho sempre que quiseres e puderes,
Cláudia
 
Cara Amiga Greentea,

Este post é muito mais importante do que "ser giro e ter uma fotos bonitas".

No cérebro humano existem duas grandes áreas (entre outras) que controlam e respondem pela nossa actividade em geral.

O cortex frontal esquerdo é o que "põe água na fervura" quando estamos irritados, stressados e outros estados de espírito análogos.

A Amígdala é a que controla as respostas ao estímulos e, portanto, é a que vais imediatamente a "correr" aos "arquivos" que se encontram registados e procura a resposta imediata.

Testes psícológicos demontram que, entre o acto de observar, recorrer aos arquivos para saber o que significa o que se está a ver e a resposta, decorrem 200 milésimos de segundo. Mas decorrem mesmo.

Outros testes atestam que alguém que pratica meditação há muito tempo (10, 20 ou mais anos), activa o cortex frontal esquerdo e este cria novos neurónios que formam sinapses (associações de neurónios para realizarem determinados fins).

Os praticantes da meditação estão mais aptos a que o seu cortex frontal esquerdo, assim que há um estímulo agressivo, segreguem, acto contínuo, as substâncias que vão desacelerar a actividade da Amígdala.

O valor da meditação, continuada, calma e feita com profundidade, é um bem inestimável quer para a modificação do homem, das suas respostas e da sua postura perante a vida.

Muito obrigado por este post que está muito para além daquilo que os nossos olhos veem e a nossa mente ancança.

Um abraço

José António
 
Adorei este post.
Vou começar a pôr em prática as coisas que li.
Obrigado!

Beijocas ;)
 
É isso aí. No cotidiano corrido não percebemos o que está a nossa volta. Nos esquecemos de nosso corpo e do nosso espírito. Vivemos como máquinas executando funções repetitivas. Temos que modificar nosso jeito de viver e para isso precisa-se de coragem e perseverança. Muito interessante sua postagem. Grata pelo comentário postado no meu labirinto. Beijos.
 
De há uns tempos para cá tenho tentado implmentar uma serie de mudanças na minha forma de ser e estar, redefininndo percursos, sonhando novos sonhos, e faz bem... parece que acordei com uma nova esperança... é isso mesmo uma nova esperança...afinal é possivel...pronto apeteceu-me partilhar...um xi greentea para ti...
 
Sempre as tuas mensagens positivas, para colorirem os dias cinzentos da nossa existência... beijinhos
 
http://vagueandoporti.blogspot.com/

Encontrar-te... foi bom!
Encontrar-te, foi como possuir
Todos os azuis.
Como se tivesse um mar e um céu
Dentro de mim.

Encontrar-te, foi como possuir
Todas as cores, todas as flores.
Todas as luzes.
Foi como se o vento e as velas
Trouxessem a calma, a paz,
Que tanto bem fizeram
A minha alma.

Encontrar-te ...
Sentir a tua pele.
Teus doces beijos.
Hum!!. Foi bom!
Só tu sabes escutar
O meu ser.

Agora sonho, vou ao amor...
E no amor, sonho...
Embalo-me em teus braços,
Nos primeiros raios
De uma nova manhã.
 
Muito bem destacado!
PAra ler todo dia né?
beijocas!
 
greentea, adorei as dicas deste tópico. Muito obrigada! Lindas imagens também! Beijos da Ursa :))
 
uiii que maravilla es la mente humana, solo que no dejamos el tiempo al descanso
la meditacion es muy bella
te dejo una invitacion en Escuridao
mi abrazo linda amiga


verena = freyja
 
hum, hum, hum...muita coisa acertada por aqui. bom dia, bjinho.
 
Mudar, sempre a mudar o interior... há dias, sim...
 
Gosto demais desses textos para modificar comportamentos que os relacionam ao cérebro. São bons mesmo. Este é pra voltar e reler.

Valeu, greentea!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?