terça-feira, maio 16, 2006

 

Terapia do Riso



Assim, a Terapia do Riso é um trabalho que fala dos efeitos terapêuticos e curativos do riso e de como utilizá-lo de uma forma prática na vida diária e cada vez mais possamos experimentar a sensação contagiante de bem estar que nos traz o positivismo e o bom astral. O poder de cura do riso envolve a conquista de maior autoconfiança e poder de comando da própria vida.O rir é a forma mais simples que conheço para resgatar o ânimo, a energia pessoal e de nos fazer enxergar o lado positivo, muitas vezes cômico, divertido, hilário, patético, de todas as brigas que temos conosco e com o mundo. Mas, precisamos estar alerta de não transformar, ou entender a Terapia do Riso como uma panacéia milagrosa, mas afirmar que o riso e o gargalhar constituem um excelente presente da natureza, que na sua prática por 05, 10, 30 minutos diários, desencadeia a produção de substâncias que tanto beneficiam a saúde do corpo físico quanto a alma e o espírito. Do ponto de vista psicológico, podemos dizer com Gérard Jugnot que “o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente, chegar em nosso destino, mesmo diante da chuva ou temporal”. Não há nada melhor que um filme ou espetáculo humorístico, uma seção de piadas e gargalhadas para retomarmos o fôlego quando a tristeza ou o mau humor nos ataca. Não se trata de negar as feridas da vida, mas de sobreviver a elas. Como declarou o Dr. Christian Tal Schaller, "a emoção é uma energia que precisa se manifestar no físico através de gritos, choros, danças, risos ou... de uma doença". A Terapia do Riso sugere optar pelo riso do que esperar pela doença.

Aprendendo a RirAprender a rir significa também aprender a curar-se de forma alegre e divertida, de todas as limitações: da falta de confiança, das inseguranças, dos medos, da ansiedade, do estresse, da tristeza, dos estados depressivos e da baixa auto-estima. E sentir-se cada vez mais criativo, valioso e com força interior, para criar em sua vida o “tudo de bom”. E, sentir-se cada vez menos ansioso, confiando mais na fluidez da vida, na força do seu semear. No ato de rir, são ativadas em nosso cérebro, a produção e liberação no sangue de umas substâncias hormonais chamadas endorfinas, que têm o poder de construir uma sensação de bem estar, otimismo, alegria, euforia e felicidade. Esta sensação não é nada mais que a droga natural da felicidade que está dentro de nós e que todos podemos ativá-la para desfrutarmos o dia e a vida de forma positiva. As endorfinas podem ser comparadas a prismas, que nos fazem enxergar a vida com mais transparência, cor, brilho e poder, transformando nossas atitudes para conosco mesmos, para com os outros e para com a vida.Tudo o que acontece de bom nos dá alegria e tudo o que não é de acordo com as nossas expectativas nos causa tristeza e infelicidade. Mas, em geral, estamos tão despreparados (iludidos mesmo) para viver a alegria e a felicidade, tão fechados para as infinitas possibilidades que a vida nos oferece de vitória; com nossas expectativas tão distantes da realidade, que quando vem a sensação de vitória, sentimos medo e acaba durando pouco. Entretanto, sempre deixamos bastante espaço para os pensamentos negativos, para a bioquímica do denso, do pessimismo. Inclusive, qualquer um tem o poder de nos roubar energia e nos desequilibrar, não é mesmo? Mas, existe um ditado que afirma: O Diabo não entra onde não é convidado! E a única pessoa que pode fazer este convite é você mesmo! Pare e pense: quanto doamos de poder aos outros?


Conclusão: Decida-se por assumir a responsabilidade pelas suas percepções, sentimentos e pensamentos; pelo seu poder e alquimia da felicidade e paz internas. Rir e gargalhar por 05, 10 e até 30 minutos por dia, pela manhã, na frente do espelho ou da melhor forma que você encontrar.Ou, então, marque grupos de encontro semanal com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim ... Comece a comandar a sua alquimia de sutilização e transformação. Afinal, a proposta é viver num Planeta que Ri e, a partir de toda esta força alquímica que todos produziriam, sublimar este planeta Terra.


Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Consciente, Meditação e autoconhecimento.
Adquira seus livros, visitando o Site.Email: mctrucom@docelimao.com.br

este artigo encontra-se publicado na integra em www.somostodosum

Comments:
Rir é, na verdade, o melhor remédio.
 
tem um bom dia , travessias .
Ri
Sorri...
 
Um óptimo conselho!
:)
 
Rir faz movimentar 1518 musculos, logo faz bem.

Beijinhos
 
Concordo a 100%. Uma óptima terapia. Infelizmente, muitas pessoas têm o lado humorístico pouco apurado. Acho que perdem muito do sentido da vida.

Bj grande.
 
rir é mesmo o melhor remédio. bjos
 
Queridíssima Greentea: Estava na lista dos meus fav. há que tempos. Agora tenho um "blog" mas que importante me sinto com esta partilha de saberes! O meu filho está a "arranjar-me" e a arrumar-me o "sítio". Finalmente posso escrever fora do anonimato!!! Espero podermos contar umas com as outras, uns com os outros, quantos mais formos Bons Humanos, melhor.
Abraços da "novel" (só tenho 58 aninhos...)EP
 
Bom dia Greentea!
...tenho andado um pouco ausente... por vezes acontece!
Eu posso dizer que o meu maior vício é rir! Cultivo tudo que alimente uma boa gargalhada, mesmo à custa das minhas patetices!
Lembro-me de quando andava na faculdade, os exames que melhor me corriam eram aqueles que realizava a seguir a um bom serão de riso! Apos descobrir isso, em vez de queimar as pestanas, na noite anterior ao exame ía ao cinema... ver uma comédia, está claro!
Além disso, os percursores do riso, os sorrisos, são a melhor maneira de resolver problemas e abrir portas!
Bjico grande... e muitos sorrisos!
 
gracias por tu inda visita a mi corazon v.!
=)

Y deseo para ti,que sea siempre la amiga que te acompañe:
"La amiga Sonrisa" !

=)
 
Gracias por tu linda visita a mi corazon v.!
=)

Y deseo para ti,que sea siempre la amiga que te acompañe:
"La amiga Sonrisa" !

=)
 
:) :) :) :) :)
 
VIVIR CON ALEGRÍA , QUIERE DECIR VIVIR MÁS .
SÉ QUE CUESTA REIR EN ESTE MUNDO DE HOY , PERO ESTÁ EN NOSOTROS , HACERLO .
TODO ES UNA CUESTIÓN DE ACTITUD .

BESOS Y
MUCHAS GRACIAS

ADAL.-

SHALOM
 
la risa es magica, da vida a todo
que linda eres, siempre regalando algo bello
gracias por tu comapañia, me da mucho gusto
estoy buscando el dato lo que me ddejaste, ojala que lo encuentre
te dejo un abrazo enorme y muchas gracias por todo


besos y sueños
 
no encuentro la cancion que me dices
pero encontre esta pagina y estoy escuchando las canciones que aqui salen

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=54690007


revisa si es la misma que canta
mil besos



beos y sueños
 
Greentea, gostaste do Chá Verde?
Aqui venho bebê-lo também...
E rir contigo, menina bem disposta!
Bjinho
 
Ah como eu preciso de me rir!
Rir...rir...
E sorrir... sorrir...
Cada vez há menos quem ria e sorria!
Uma noite sorridente para ti!
Já consegui regressar a Lisboa...
:)
Beijinho
 
oi Feliz noite minha portugues não é muito bom mas bem como os patrícios de Brasil jejeje me ecanto receber esta sorperesa desde portugal..
hoje estube conversado com um Sr de aveiro me trouxe muitas recordações gratos de teu pais a gente a gastronomia .. Uff Belo Por demas esta dizer-te que és bem-vinda a minha lar cada vez que o desejes e que hojala me possas entender obrigado e abraço de corazon ..Beijinho

Namastè
 
O riso pode curar qualquer pena do alma ojala que me entendas.. beijos abraços desde venezuela
 
Há um bom tempo, aqui no Brasil, não temos grandes motivações para rir...

Bjs
 
ó santa, nós por cá tb não temos nenhumas motivações para rir

por isso mesmo devemos fazer do riso uma terapia e esforçarmo-nos por rir...
 
bettips , não consigo entrar no teu blog para te dar as boas vindas e ver o que tens por lá.
não interessa a idade, queremos gente NOVA , interessante, interessada, culta bem humorada com um pouco de canela e jasmim na ponta da escrita

Um abraço.
 
Olá. Vim retribuir a visita e fui acolhida com ... gargalhadas!
Que simpático. E isto de acordo: rir é o melhor remédio.
Beijos
 
Vim retribuir o riso que aqui encontro as mais das vezes... :-))))
Agradecida e um beijo.
 
jajaja...

XD
 
Greentea

Rir...é das coisas que mais gosto de fazer.
Soltar uma boa gargalhada faz-me sentir muito bem.
Também gosto de fazer rir os outros e se nos rimos, entre amigos!...

~*Um beijo*~
 
Olá boa tarde,

Lamento a agressividade que tem demonstrado comigo pensado que nunca lhe fiz mal. Como não tem email para lhe comunicar directamente deixei este comentário no post "Terapia do riso".

o resto de uma boa tarde

Teresa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?