sábado, maio 20, 2006

 

O fogo da angústia



... No homem, a existência precede a essência. Primeiramente, ele nasce e, depois, começa a descobrir o que ele pode ser. Essa é a angústia. Ele não tem nenhum programa, nenhuma directriz determinada, dada pela natureza, nenhum mapa a seguir. Ele é deixado apenas como pura existência. Ele tem de descobrir tudo sobre si mesmo. A vida é um desafio a cada momento; assim, a todo momento ele tem de escolher. Sempre que ele tem de escolher, há ansiedade - mas a ansiedade é particular. A angústia é uma estado geral do ser humano. Ele está em angústia desde o nascimento até a morte, porque ele não tem meio de saber qual é o seu destino, onde ele irá parar. É claro, muito poucas pessoas sentem angústia, porque muito poucas pessoas são assim tão cônscias de si mesmas, de suas existências, de para onde estão indo, do que estão se tornando, do que vai acontecer. Elas vivem muito interessadas no trivial. O trivial cria ansiedade. E sempre que há escolha, há ansiedade. Assim, todo mundo, a cada passo, a cada momento de sua vida, encara a ansiedade. A ansiedade é comum, um acontecimento diário. A angústia é muito profunda.... Na angústia, há alguma ansiedade, porque você está preocupado, interessado. Mas o interesse não é relativo a qualquer trabalho, a qualquer coisa, a qualquer coisa em particular - não, é uma vaga sensação geral de: “O que sou eu”?(...) Em primeiro lugar, quando você sentir angústia, você sentirá um tremendo tormento, uma profunda depressão... um abismo insondável se abrindo diante de você, e você caindo nele. É terrível no começo, mas somente no começo. Se você puder ser paciente, só um pouquinho paciente e permitir o que quer que aconteça, logo, logo, você ficará ciente de uma nova qualidade em seu ser: tudo o que está acontecendo está ao seu redor, não está acontecendo em você. É algo externo, não interno. Até mesmo sua própria mente é algo do exterior.No centro mais recôndito, há somente uma coisa. Esta coisa é o testemunhar, a observação, a atenção, a consciência.E é a isso que eu chamo de meditação. Sem a angústia você não pode meditar. Você tem de passar através do fogo da angústia. Ele queimará o lixo e o deixará mais limpo e rejuvenescido.




Ele está aí, muito perto, mas simplesmente o zumbido de todos os pensamentos não lhe permite ouvi-lo, vê-lo, senti-lo.... Vocês têm perguntado coisas como “quem é Deus”? e “quem criou o mundo”? ...
Uma mente madura tem somente uma questão. Nem mesmo duas, apenas uma única questão:
“Quem sou eu”?.... E essa questão existencial é terrível no começo, dolorosa no começo, mas traz todas as bênçãos no final. Gautama, O Buda, disse: “Meu caminho no começo é amargo, mas no fim é muito doce”.... Ele está falando sobre o caminho do qual eu estou falando – o caminho que o leva para dentro. Sim, ele é amargo no começo, mas doce no fim. Ele é como a morte no começo e é a vida eterna no fim. E todas as bênçãos da existência são suas. Você fica tão abençoado que pode abençoar toda a existência.... O Abençoado nasce da dor aguda da angústia”.Osho, From Personality to Individuality

Elisabeth Cavalcante do site www.somostodosum


Comments:
Ver os lados positivos da vida, ser paciente, ajudou-me a diminuir as minhas angústias. Se a vida te dá limões, faz uma limonada!

Bj grande :)
 
Cheguei ao extremo da angústia a uns anos atrás quando tive de me tratar e aqui estou considerando a "angústia" no seu nome científico da psicologia e da psiquiatria. A sociedade não entendeu direito e eu precisava de um mês ao menos de tratamento afastada do trabalho quando me foi dado quinze dias. Trabalhei doente, em fase pré-psicótica. Foi terrível, mas estive em boas mãos naquele caso. Este é outro lado da angústia. A angústia neste sentido da terminologia científica tratasse de um emaranhado de conflitos, uma espécie de nó psiquico, algo que vai se acumulando numa pessoa. Sensação terrível que aumenta em alguns momentos como em qualquer dor física.

A angústia é um estado da alma e a querida psiquiatra mística, a Míriam, sabe disso.

Grande beijo!
Felicidades para ti e sempre que puderes faça meditação que é maravilhoso!
 
Ah...
Devo acrescentar que gostei muito das tuas colocações, totalmente certas, e coloquei outro ponto de vista.
A angústia neste sentido em que colocas é bem-vinda e necessária ao sofrimento.
Nos casos de uma tristeza muito profunda causada pela angústia podemos tomar o sweet chestnut, floral de bach para uma tristeza que precisa ser queimada, como aquela das grandes perdas.

Beijos!
Deus te abençõe!
 
qwue pena n teres aparecido ::))
xi
maria
 
Ola querida achei de tamanha importancia a campanha contra fome que tomei a liberdade de postar no meu blog dando os devidos creditos logico.
Parabens mais uma vez pela sua iniciativa.
Big Kiss.
 
« M said...

A todos três que aqui me desejaram um bom duche, agradeço a simpatia. Afinal foi um dia bem passado e até deu para pendurar algumas palavras à janela... ;-) »
 
Mais um artigo interessante que pacifica as eventuais angústias.
 
me encanta llegar aqui
sobre todo el tema de hoy
gracias por cada una de tus palabras
naci con depresion endogena, a los 15 años la descubrieron y desde ahi estoy en tratamiento, se me piede la vida, he estado por momentos mal
pero siempre logro volver a ella
me falta quimicamente el litio en mi vida
pero sabes lo tomo como si fuera una amiga, la cual luchamos mutuamente pata no hacernos daño
mi vida este ultimo tiempo a sido demuchas coss, entre elas problemas familiares de hermanos y padres que duelene mucho, perder a alguien que amaba mucho y ahora perder mi trabajo
desde el año pasado entre nuevamente en este porceso de depresion pero esta vez a sido tan fuerte que no logro salir, volvi a trabajar pero fue peor.
creo que sigo buscando respuestas a todo y lo seguire haciendo, solo que hoy me custa un poco mas
no te habia contesatdo por no estar bien
te dejo mi cariño grande y mil gracias por tu compañia y pañabras bellas
gracias de corazon
mil besos



besos y sueños
 
Olá, estou de regresso e não é, que por todos os blogs que tenho passado hoje, encontro algo que tem a ver com a minha situação neste momento!!!Coincidências?
Não sei, mas o que é certo é que, é isso que está a acontecer... Aqui fala-se do fogo da angústia...Ai, e que angústia!!!
Tenho andado demasiado angustiada, daí toda esta depressão que não me larga, há quase 3 meses, estou mesmo cansada, a sério!!!

GOSTEI:Ele tem de descobrir tudo sobre si mesmo. A vida é um desafio a cada momento; assim, a todo momento ele tem de escolher. Sempre que ele tem de escolher, há ansiedade - mas a ansiedade é particular. A angústia é um estado geral do ser humano. Ele está em angústia desde o nascimento até a morte, porque ele não tem meio de saber qual é o seu destino, onde ele irá parar.
A angústia é muito profunda.... Na angústia, há alguma ansiedade, porque você está preocupado, interessado.
Sem a angústia você não pode meditar. Você tem de passar através do fogo da angústia.
MUITO OBRIGADA PELO TEXTO, PELO TEMA...ADOREI LER e cheguei à conclusão, como aqui diz, que a angústia é um estado geral do ser humano, AFINAL NÃO SOU SÓ EU QUE ESTOU ANGUSTIADA...mas, que interessa isso? O que sei é que a minha terrível angústia me destrói completamente...e isso eu não quero
Espero uma visita. Beijokas.
 
Rodei pelo teu espaço e li coisas que não havia lido...

Angústia e ansiedade, são carregadas de dor... Dói o peito e tão profundamente, que parece que a dor não tem fim, por não ter fim o poço que se cria no peito...

Como não gosto de sentir dor, Não me permito sentir-me angustiada e a ansiedade passa ao largo...

De todo, é sempre bom saber a respeito.

Te desejo uma [otima semana!!!
Beijos,
Cris
 
Tu tocastes num assunto deveras apaixonante, justamente por causa dessa indefinição de nós mesmos. De todas as indefinições que não me preocupam porque eu sou cosciênte de minha existência, somente a verdade de nossa porção biológica ser tão fraca é que me deixa triste, porque nós temos todos os equipamentos mentais pra viver mais de 500 anos, e no entanto, temos que correr para juntar todo o conhecimento que pudermos em nossa curta vida. Se optarmos pelo conhecimento, deixamos de viver na simplicidade, e assim a vida fica repleta de escolhas e nunca podemos combinar tudo o que queriamos porque não vai ter tempo para viver tudo o que desejamos..................
Bjs
 
pOR VEZES AQUILO QUE ESCREVO NÃO SÃO MAIS QUE MENSAGENS , "RECADOS"

que quero enviar para esta ou aquela pessoa. Por vezes não lho posso transmitir directamente mas sei que essa pessoa - e outras - virão aqui e poderão ler.

Foi com essa intenção que comecei este blog em Novembro passado. Desde então mais de 14000 pessoas passaram por aqui, publiquei mais de 160 posts e é pelo menos gratificante constatar que as pessoas se interessaram, muitas leram e comentaram e nalgumas, essa leitura teve o efeito pretendido.
A blogosfera e a net são uma forma excelente de intervenção , de estar na hora exacta em qualquer local , at the same time.
Tenho pessoas amigas espalhadas por esse mundo com quem posso estar em cada instante do dia, sem o tempo de espera da resposta do correio, sem as cartas perdidas,, sem os atrazos ou o tempo necessário para escrever. Além de q escrever fora do teclado, manualmente, é demasiado moroso e penoso e por vezes de pouco facil compreensão quando a escrita se vai tornando hieroglifica com o pasar dos anos e da deformação profissional...
Só vem aqui quem quer. Se não gosta do conteudo, zarpa!
É o que eu faço, nos outros espaços. Quando algo me diz, quando o espaço me interessa volto sempre . E instalo-me.

Beijos para todos.
 
Abençoada sejas tu greentea, por publicares este texto fantástico.bjs
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?