quinta-feira, fevereiro 16, 2006

 

O Reino do Dragão





O respeito por qualquer forma de vida, fundamento do budismo, era o lema deste povo e por isso todas as criaturas deviam ser tratadas com bondade. Deviam olhar para o inimigo como para um mestre que lhes dava a oportunidade de controlarem as suas paixões e de aprenderem alguma coisa sobre si próprios, não importando aquilo em que se acredita ou não, mas aquilo que se faz.
Não adoravam uma divindade, uma vez que Buda era apenas um ser humano que tinha atingido a “iluminação” ou compreensão suprema e por isso enviavam as suas orações como raios de energia positiva para o espaço infinito e para o espírito que reina em tudo o que existe – a religião naquele país era uma forma de vida, cada pessoa cuidava do Buda que tinha dentro de si. Acreditavam poder mudar por vontade própria se estivessem convencidos de uma verdade, mas ninguém podia obrigá-los a fazerem-no, porque a mudança é inevitável uma vez que tudo é temporário
.

(adaptação de O REINO DO DRAGÂO de Isabel Allende)

fotos www.chrisparsons.de

Comments:
...e tanto que ganharíamos se algo quizéssemos aprender ....com a serenidade da alma budistas....

bom dia
f o g o!

beijo. :)
 
Maravilhoso o teu blogg. Não digas que o teu jardim não está bonito, é até pecado!
Deixar o coração em Àfrica obriga-nos a querer visitá-lo muitas vezes e esse é um bom sonho para comandar a vida.
Agora vou voltar aqui muitas vezes, obrigado por abrires a porta.
 
Vim visitar os narcisos mas não os vi. :-)
 
Parabéns por já teres andorinhas! Vês?! eslas também acham que o teu jardim merece ser visitado!
 
Lindas as fotos. Saboreei o texto...
Gosto muito!!!
beijinho
 
Tudo é temporário, é mesmo verdade!

Basta cada um de nós crer e querer e tudo muda.

Aqui deixo um raminho de rosmaninho e um beijo a dar-lhe um laço
 
a nossa atitude é determinante para a resolução de muitas situações, até mesmo nos casos de doenças nossas ou de outros que estão perto de nós. Chamemos orações, pensamentos, energia positiva o que importa éaquilo de bom que retransmitimos para o Universo. Tudo o resto está em constante mutação. Obrigada pelo rosmaninho - gosto muito de plantas e tenho alfazema no meu quintal.
 
Então que continues a mudar sempre por vontade própria.

" A vida é como a água se fica muito tempo no mesmo sítio estagna".
Não sei se é um ditado se uma frase de alguém... lembrei-me

abraços
 
Gostei de visitar-te, tens fotos lindas, com citações e considerações interessantes.
Sempre me fascinou a filosofia de vida dos budistas, por isso gostei imenso deste texto. As palavras que "lá" deixaste, foram lindas e carinhosas.
Muito abrigada.
Um abraço
 
Esta serenidade de que fala o teu texto aprendi a atingi-la a partir do momento que comecei a praticar yoga. Só se conseguem atingir determinados estados de espírito a partir do momento em que esse "treino" e disciplina começam a fazer parte da nossa vida quotidiana.
 
Pois aí está o significado de religião. Já está mais que na altura de pararmos de ver Deus como um barbudo lá nos céus, que tudo vê e todos castiga. Já chega de peregrinagens fanáticas onde os corpos são sacrificados até á exaustão . Jesus fez questão de não deixar nada escrito para não promover a adoração, nem os fanatismos.Todas as divindades, estão dentro do nosso SER e não fora.Gosto muito de vir aqui,parabéns...
 
é isso mesmo , Claudia, as divindades estão em nós e por isso naquele país os habitantes cuidam do Buda que há em si enviando as suas orações como focos de amor dirigido ao Universo. É assim também que eu entendo a religião. Este livro é muito interessante e faz parte de um Trilogia da Isabel Allende, com o Reino do Dragão de Ouro e O Bosque dos Pigmeus. Vale a pena ler.
 
A sincronia entre semelhantes é um milagre!
Há muito tempo, há mesmo muito tempo que tenho planeado escrever sobre o "Reino do Dragão"
(a minha filhota esteve doente e estive "fora")...
Em breve, apresento-o também! se tiver tempo, ainda esta semana!
tem um dia muito feliz!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?