quarta-feira, fevereiro 01, 2006

 
espera de projectos de valorização
Já devidamente classificado como «Imóvel de Interesse Público» mas à espera de mais atenção está o maior castanheiro da Europa, situado em Guilhafonso, freguesia de Pera do Moço. Em 1993, a Câmara Municipal da Guarda estava a preparar um projecto de valorização da área envolvente da árvore mas tudo não passou de meras intenções. Carlos Baía, na altura vereador da Cultura, afirmou ao TB que havia a intenção de colocar «uma "vedação de madeira" na área da copa do castanheiro, construir um parque de estacionamento e melhorar o acesso ao local». Seis anos depois, apesar da vegetação ter sido devastada em redor da árvore, há quem por incúria e desrespeito pelo património deixe ali ficar latas de sumo e caixas de pizza. Como se não bastasse, recentemente foi atingido por um raio, que lhe provocou danos na pernada principal. Contactado pelo TB, Virgílio Bento, actual vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, afirmou que «desconhece o projecto» de valorização daquele área.
Abandonado por uns e apreciado por outros encontram-se os dois castanheiros que têm uma pernada em comum, situados às portas de Famalicão da Serra, também no concelho da Guarda. «É um casamento!» afirmaram ao TB alguns habitantes da aldeia. Ninguém sabe quando é que os dois castanheiros se uniram. Américo Couto, de 92 anos, garante que «é muito antigo», escusa-se, contudo, a adiantar uma data de nascimento. Já com 63 anos de idade, José dos Santos Augusto garante que «sempre se lembra de os ver assim».
Quanto à importância dada aos castanheiros, que «começam a secar», a população divide-se: uns dizem que eram muitos apreciados e mesmo fotografados; outros nem sabem onde ficam e asseguram que «ninguém liga àquilo». Os castanheiros «são da estrada» garantem os habitantes da aldeia. Há alguns anos atrás chegou a provocar a discórdia entre os habitantes, porque «todos queriam as castanhas». Hoje, dizem os populares, «já ninguém se zanga» e todos podem apanhar as castanhas que caem à beira da estrada."
Ana Nunes in Terras da Beira

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?