quinta-feira, janeiro 19, 2006

 

Imagens virtuais e controle da dor



Sentindo menos dor com realidade virtual
Um grupo de Investigadores utilizou a realidade virtual para analisar a redução da percepção da dor em doentes com queimaduras . Ao incorporarem imagens virtuais de neve , as vitimas de queimaduras sentiram menos dor e niveis mais baixos de activação dos centros da dor foram analisados, conforme gravura acima.
Pretende-se destacar assim a importancia de como a realidade virtual , os jogos de video, podem afectar os mecanismos do cérebro ao nivel da percepção, atenção e emoção.

comentário em Brain Waves - (Eide Neurolearning blog)

Por isso diversas Terapias Alternativas há muito que utilizam as técnicas da visualisação criativa com esta mesma finalidade - redução da dor, controle da atenção e emoção, etc.
Também tem sido largamente divulgado o efeito negativo que as longas horas de permanencia em frente do ecran da televisão tem sobre o normal desenvolvimento da criança (e do adulto, digo eu)

Comments:
Interessante. Quando eu fiz terapia -muito pouca-, a profissional utilizava muito a técnica de visualização. Não sei se o motivo foi por eu ter uma mente muito racional mas o fato é que estas técnicas não funcionaram muito comigo. Acho que minha conexão mental tem mais a ver com a visão da realidade concreta do que da virtual. Sei que isto é errado e que devemos tambem trabalhar este tipo de visão porém acredito que eu ainda não esteja pronto.

Beijão..

linkei teu blog no meu.
 
Terapias Alternativas é uma designação que importa alterar.
Parece qualquer coisa de estranho e novo e experimental.
Bem sei que é a designação corrente mas... OLha eu faço acupunctura e funciona comigo. A coisa é mais lenta que as pastilhas mas vai harmoizando o corpo e o espírito.
 
nunca fiz acupuntura mas visualizo imagens mentais e como se vê no caso dos "queimados" resulta ...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?