segunda-feira, dezembro 19, 2005

 

RENDA DE BILROS

Quando eu tinha 4 /5 anos a minha Avó Maria Angélica obrigava-nos (a mim e à minha irmã) a fazer os chamados trabalhos manuais - tricot, renda de bilros, cozer uns paninhos, ponto de cruz - porque uma menina dizia ela não devia estar parada... Na altura detestava a cena, claro mas qd estávamos em casa dela o disco era sempre o mesmo.
Mais tarde , numa época em que a angustia se apoderou de mim recomecei o tricot. Fiz casacos camisolas mantas para mim para as amigas e amigos. Comprei revistas da especialidade até aprendi a traduzir italiano e apliquei a minha criatividade e os conhecimentos q a Avó me transmitiu. E a angústia passou.! Ao longo dos anos fiz tb algumas peças para os meus sobrinhos, para a minha filha e para os bonecos dela
Mas no ano passado encantei-me ao descobrir o Grupo Tricot-Lisboa e deliciei-me na primeira reunião , sentada com outras tricotadeiras numa Galeria do Bairro Alto a ouvir Edith Piaf, beberricar uma tisana e trocar experiencias de malhas. Coisas de Mulheres ? Tb lá estavam homens e algumas levaram as crianças. Para quem não saiba, fazer tricot ou renda é uma excelente terapia e liberta muita angústia.
Só lamento não ter ainda conseguido voltar à renda de bilros , que é lindissima e está a perder-se. Ainda fui várias vezes a Peniche para reaprender com uma rendeira , mas fica longe e é necessário bastante tempo.
Enquanto fazemos este tipo de trabalho não intelectual mas criativo a mente expraia-se, solta-se , o EU liberta-se e voamos para bem longe...

Comments:
Bom dia Greentea!
Eu também sei fazer essas coisas todas (excepto os bilros). E tens razao, fazer crochet entao... certa vez, por alturas de uma das minhas crises amorosas quase fiz uma toalha... excelente para o stress e para a angustia!
É penas que hoje em dia nao haja tempo para ensinar as cirancas a fazer estas coisas tradicionais...
Abracicos!
 
Ola Rosário
Crochet não gosto quase nada mas o tricot e se fôr muito trabalhado ou com diversas cores, acho uma maravilha. Os bilros tb são óptimos para a artrite pois obrigam a passar os bilros duma mão para outra e como estes são esféricos na extremidade, constituem um exercicio excelente. Esta minha Avó nunca teve depressões e morreu aos 87 anos de uma queda. Quanto a histórias de amor encontrei na secretária dela um caderno manuscrito com cartas lindissimas que ela teria recebido entre 1913/1916 e que penso publicar um dia. Não sabemos o desfecho da hist´ria mas toda a vida me lembro de a ver fazer rendas de bilros, crochet, bordados que ela própria desenhava, criava.
A minha filha apenaas faz ponto cruz. Nunca consegui ensinar-lhe mais nada pq é canhota mas é pena.
Abracicos tb
 
... eu sou ambidextra!
 
ambidextra ou canhota recalcada?
Desde sempre tenho aptidão para fazer muitas coisas com uma ou outra mão mas tenho alguma dificuldade por vezes em indicar a alguem o caminho certo : digo viras à esquerda qd deveria ser viras à direita e outras parecidas como fechar uma torneira ou abrir uma fechadura. Há anos , estava com o meu Tio e constatei q fazia precisamente o mesmo.
Não se diz q os canhotos têm um nivel de inteligencia superior? E os ambidextros?...........
Um bom dia para ti
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?