sábado, abril 01, 2006

 

Para a t. ... com SETE AIS!



E vocês, que diabo?
Para onde vão vocês com essas flores nas lapelas?
- A Seteais … Vou mostrar Seteais ao maestro.
Que aquilo é um sitio muito meu, filhos! Não há ali árvore que me não conheça! … Eu não vos quero começar já a impingir versos; mas enfim vocês lembram-se de uma coisa que eu fiz a Seteais e de que por aí se gostou …

Quantos luares eu lá vi?
Que doces manhãs d’ Abril?
E os ais que soltei ali
Não foram sete mas mil!

(Eça de Queióz - Os Maias)
Esta é a minha resposta à t.
http://por-um-fio-invisivel.blogspot.com/

Para percorrer Sintra sem poluir o ambiente e para desfrutarmos da amplitude da paisagem existem agora percursos de burro, como abaixo se anuncia

Passeios de Burro no Parque Natural Sintra-Cascais
Duas dezenas de burros vão animar o Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC), numa iniciativa das empresas Naturanima e Reserva de Burros em colaboração com a área protegida. Sob o nevoeiro e a atmosfera tranquilizadora da serra de Sintra, dez burros pastam e passeiam junto à Peninha, dentro de um espaço vedado para o efeito.
O objectivo do Parque Natural Sintra-Cascais é de, dentro das suas "restrições orçamentais", reanimar a propriedade da Peninha. "Eram 62 hectares desaproveitados. O que queremos fazer é, juntamente com privados, recuperar a utilização social da Peninha, permitir que esta, com actividades lúdicas e ambientais, deixe de estar desaproveitada e possa inclusivamente ser vigiada", disse ontem Carlos Albuquerque, director do PNSC. Foi no âmbito desse objectivo que o Parque Natural contactou as empresas que aderiram à iniciativa. A intenção, explicou Rute Candeias, da Naturanima, "é proporcionar passeios de sensibilização ambiental utilizando os burros". E acrescentou: "Vamos ter passeios destinados às crianças, que vão montadas nos burros, e teremos longas caminhadas em que o burro serve de animação."
A ideia nasceu a 5 de Junho de 2005 quando, no âmbito da comemoração do Dia do Ambiente, a Naturanima organizou diversas actividades. "Nesse dia, trouxemos alguns burros e as pessoas adoraram. Daí ter proposto esta actividade ao Parque Natural", afirmou. Os jumentos que agora estarão disponíveis para passeios na serra de Sintra já operavam há bastante tempo na serra de Aires e Candeeiros, onde está sediada a empresa Reserva de Burros, o que poderá explicar a naturalidade com que ontem encaravam a mudança de cenário. "Eles chegaram ao meio-dia mas estão ambientados", afirmou Rute Candeias. "A vegetação e o ambiente são semelhantes."
Os burros que ficarão em Sintra, propriedade da Reserva de Burros, a empresa que Paulo Araújo criou na serra de Aire e Candeeiros, em 1987, dão por nomes como Surpresa, Pombinho ou Alfazema e são muito sociáveis. "São animais espertos, simpáticos, nada teimosos, ao contrário do que se pensa", garantiu Rute Candeias. A partir de agora, a Reserva de Burros manterá apenas o seu Centro de Reprodução na serra de Aire e Candeeiros. "Vamos passar a fazer apenas passeios em Sintra. Na serra de Aire, era uma actividade muito sazonal e que parava em Outubro. Na Peninha queremos fazer todo o ano", disse Paulo Araújo.
Dentro da reserva existem as ruínas de um antiga casa. "Isto aqui foi uma quinta. A nossa ideia é reabilitar a casa", explicou Rute Candeias. Para já, é ali naquele espaço ao ar livre, na encosta que desce Peninha abaixo, que ficarão os burros. Mais acima, no edifício acastelado construído ao lado da Capela da Nossa Senhora da Peninha, fica o Centro de Educação Ambiental, de onde partirão os passeios.
Os burros são aparelhados junto ao centro e, enquanto decorre o processo, as pessoas são informadas acerca dos burros, o que comem, que necessidades têm. "A ideia não é fazer um simples passeio, é usar os animais como veias de transmissão da educação ambiental", notou Rute Candeias.
Instalado junto à capela, num local com uma vista belíssima, que em dia de boa visibilidade se estende das Berlengas ao Cabo Espichel, o Centro De Educação Ambiental da Peninha oferece ateliers ambientais para adultos e crianças, pedipapers (passeios a pé) para famílias, empresas e festas de aniversário, observação de aves e percursos interpretativos e temáticos, que vão da História à Botânica ou à Geologia. O Centro de Educação Ambiental vai passar a abrir todos os fins-de-semana e, entretanto, a Naturanima aceita reservas de passeios (www.naturanima.pt).
"O preço dependerá do número de pessoas e da actividade a desenvolver", concluiu Rute Candeias.
Nuno Ferreira (PÚBLICO)
Aqui fica a sugestão para um bom fim de semana, um passeio escolar ou uma festa de anos da miudagem ...e não só.!

Comments:
Bom dia!
Ah! Mas esse programa de ontem à noite faz-me morrer de inveja! Vou dar de certeza SETE...nta AIS! No mínimo...
Em Sintra, passa muita coisa boa, já aí fui passar uns bons serões de música e de ballet.
E tem aí um Restaurante de que gosto muito, o Tópico. Quando aí vou, é nele que almoço ou janto. Já aí não vou desde o verão passado.
E o Hotel Lawrence? Very British...

Quanto à informação que mandas é excelente. Vou ver isto com mais cuidado, pois aproxima-se uma época boa para fazer passeios pela serrra a pé ou de burro, porque não? ... Mas, prefiro andar!
Um beijo e bom fim de semana!
 
Olá. Sim tens razão que é hora para sair mas não tenho transportes para a praia da sintra pois não sei caminho sintra até a praia.
Muito obrigado a tentares me animar.
Beijos e tenha um bo dia!
 
O teu blog é fantástico, pelo gosto que tens em associar várias imagens ao texto que escreves.
Eu já gosto de acrescentar uma imagem, pois acho que dá logo outro ar mais convidativo a quem lá vai visitar; mas o teu post sobre Seteais está o máximo, lindo de morrer, pois se és tu a fotógrafa dou-te os parabéns, tiras excelentes fotos.
Adoro toda essa região de Sintra e Seteais, e, quem não adora? É das regiões mais belas que temos nas proximidades de Lisboa, a capital.
Beijokas e bom fim de semana.
 
Eu sei que como vou ate sintra mas tenho 2 motivos que não dá.
1 motivo: Depois da Sintra, nao sei quais numeros de autocarro para praia e nunca fui praia na sintra.
2 motivo: Não tenho a maquina digital, pos ela foi levada por a minha irmã.
Mas obrigado por me ajudares e te prometo que eu vou ver esses sitios com minha irmã ou amigos.
 
pedro,
eu tambem não sei os numeros dos autocarros, mas mesmo em frente da estação está escrito e nos letreiros do autocarro diz.
Podes também fazer pesquisa no www.google ou fazer pesquisa em sintra.

E se não fôr hoje vais noutro dia, que é sempre boa altura.
Beijinhos.
 
Ai, quem me dera poder ir este fim de semana até estes sítios e soltar, não sete, mas setenta e sete ais!

Mas, na verdade, bom passeio, já foi este, agora, ao ler-te. ;-)

Beijinho - bom fds
 
Não gostas de pasteis de nata
nem de pequenos-almoços na cama?
Oohh... Falhei em tudo! LOL

De que gostas tu Green?

Bjs...
 
de pequenos almoços na rua, na pastelaria mas não numa qualquer
de croissants folhados, com manteiga e fiambre
meia de leite com café de máquina ou às vezes um capuccino, raramente chá de manhã ou sumos; só pelo dia fora.
à Falta de melhor, fico-me a tomar o dito em casa, olhando para as plantas, aproveitando o sol se o houver e desfrutando do sossego da casa porque a essa hora já todos sairam menos eu...
 
"croissants folhados, com manteiga e fiambre"

Fiambre???
 
Bom dia amiga
Que post lindo....como ontem te disse até me deixas orgulhosa a mim que não tenho nada a ver com isto...
Eu acho que tu te estas a candidatar às proximas autárquicas (lol)gostaste da graça?
Maravilhoso desde "a burricada" aos passeios, ao tomar o pequeno almoço em tua casa, tudo me fascina...
Daqui a pouco já podia ir andando...
Um grande abraço
 
podes vir , estrela
...sem pastéis de nata, please...

doces, sim mas muito poucos
chocolates - só pretos e amargos
muito raramente sabe-me bem uma trouxa de ovos

mas agora vou saborear o gosto de estar sózinha em casa pela manhã, comer uma torrada e fazer um capuccino para mim
enquanto leio um livro
ou vejo se já despontou mais uma folha, naquele vaso...

Eles? Abandonaram-me, literalmente. Ela foi pr'à viagem de curso. Ele foi pr'ó seu ténis matinal e hoje esqueceu-se dos croissants...

Quanto à candidatura, vou repensar no assunto mais tarde. De manhã , nunca consigo ter ideias luminosas.
 
Tanta informação, Greentea, pena estar na província!!!!!
Mas pelas tuas imagens e textos vou passeando neste domingo primaveril!
Bjinho
 
Que amor, eles têm mesmo uma "cara" fofa e um ar despenteado e ternurento. Adorei a sugestão, tinha ouvido falar do projecto, mas não sabia que tinha já começado.
 
Venho aqui e viajo com as imagens lindas que deixaste... um prazer passear os olhos neste teu espaço tao rico!!!
beijinho de bom domingo para ti :*
 
Ainda não tive poprtunidade de ir conhecer esse espaço.
 
Adoro andar a pé. Boa proposta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?